terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Teorias da Conspiração, Vol.2 - Especial

Normalmente fazemos os possíveis por escrever coisas que arranquem um sorriso dos lábios de quem lê isto. Este post é, portanto, uma excepção à nossa linha editorial.



Almeirim: Vereador acusa autarca de violação de e-mails

Segunda-feira, no período de antes da ordem de trabalhos da reunião do executivo camarário, Francisco Maurício acusou José Sousa Gomes de, numa reunião da Comissão Concelhia do PS realizada sexta-feira «no gabinete do presidente da Câmara», ter distribuído «fotocópias de e-mails particulares».

«Para além de ser uma baixeza de carácter doentia isso é crime, consubstanciado na lei», afirmou, citando legislação e anunciando que vai apresentar queixa-crime para que os responsáveis pela violação «respondam criminalmente pelos actos praticados» e para que possa ser «ressarcido dos prejuízos sofridos».

Francisco Maurício responsabilizou directamente o presidente da autarquia pela violação da sua correspondência electrónica.

O vereador afirma, na declaração que fez chegar à agência Lusa, que na reunião da Concelhia socialista lhe foi retirada a confiança política, acusando Sousa Gomes de se ter candidatado à presidência deste órgão com o objectivo de o visar, lamentando não lhe ter sido dada oportunidade de ser ouvido.

Francisco Maurício, que anuncia a sua passagem a vereador independente, advertiu ainda os vereadores da oposição (PSD e CDU) para a possibilidade de os seus e-mails estarem também «a ser vigiados».

O vereador pediu a anulação dos seus dois endereços electrónicos institucionais e do seu número de telefone e a intervenção da Comissão Nacional da Protecção de Dados para que esta verifique «a segurança da confidencialidade» do sistema de comunicações da autarquia.

Pede ainda que seja retirada à chefe de gabinete do presidente da Câmara a «função exclusiva no envio e recepção de faxes e na abertura e distribuição» de toda a correspondência e que sejam instaurados processos disciplinares a todos os envolvidos no processo.

Segundo a edição online do semanário O Ribatejo, o presidente da autarquia admitiu a divulgação pública da correspondência electrónica do vereador, alegando que o fez em «defesa da honra» e que está a ser «vítima» de uma conspiração para o retirar do poder.

Sousa Gomes leu na reunião pública da Câmara o conteúdo de vários e-mails e distribuiu um registo da correspondência trocada entre Francisco Maurício e o presidente da Assembleia Municipal de Almeirim, Armindo Bento.

«Lendo isto, fica provado que existe um conluio entre os dois para me destruir enquanto presidente da Câmara», disse Sousa Gomes, assumindo a «responsabilidade exclusiva» pela divulgação pública da correspondência electrónica.

O autarca disse na reunião que as mensagens lhe chegaram através de uma carta anónima e afirmou ter utilizado apenas excertos que diziam respeito à sua pessoa e à autarquia e que nunca se tinha sentido tão ofendido na sua vida «pessoal e pública».

Segundo O Ribatejo, os mails estão repletos de desabafos com palavrões, asneiras e ofensas pessoais tanto a Sousa Gomes como à sua chefe de gabinete.

Rosa Nascimento foi a causa directa da ruptura entre Sousa Gomes e Francisco Maurício, num processo em que contestou a decisão do júri do concurso público em que se candidatava a chefe de serviços, e de que Francisco Maurício era presidente.

O então vice-presidente da autarquia quis instaurar um processo disciplinar a Rosa Nascimento, mas Sousa Gomes opôs-se, tendo-se as relações entre ambos degradado desde então.

Notícia completa AQUI



Incrível. Nem são precisos "conluios" para Sousa Gomes se destruir, ele próprio já entrou em processo de auto-implosão...

Uma pergunta: desde quando é que ter opinião pessoal é crime? A última vez que ter opinião pessoal era considerado crime foi há 34 anos atrás...

Outra pergunta: quem terá sido o iluminado (ou iluminada) que teve a iniciativa de cometer este atentado? Porquê?


Demita-se, homem. Aproveite o resto de dignidade que lhe poderá restar e demita-se!

3 comentários:

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/

passem por aqui e comentem.

cadeiradopoder disse...

O Presidente nem vê o mal que fez, será atrasado mental? Violar a correspondência de outros? Em privado pode-se dizer o que apetece, e por alguma razão a lei penal protege o segredo da correspondência!

Eurico Careca disse...

Lá na cabeça dele, achou que assim provava melhor a "cabala" que ele pensa que existe contra ele... Mas lixou-se. E ainda bem, para ver se abrem os olhos.

Isto provou que ele é o tipo de gajo que acha que os fins justificam (quaisquer) meios...